Bronquiolite: O que é e quais os sintomas
- Deise Dantas
- 13 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Muito comum nos bebês de até 1 ano e meio a bronquiolite é o resultado do inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos. Mas o que são os bronquíolos? São considerados a menor passagem de ar dentro do sistema respiratório. Veja a ilustração abaixo:
Fonte de Imagem : O Banco da Saúde https://www.bancodasaude.com/

Uma vez entendido o que é a bronquiolite, o próximo passo é compreender as causas da doença. A patologia é oriunda de vírus que tem grande incidência nas transições entre as estações. Mas, em casos raros a doença pode ser causada através de infecção bacteriana.
Os sintomas podem ser confundidos com resfriado comum ou gripe, o que dificulta um preciso diagnóstico. Por ser tratar de uma doença contagiosa a propagação é maior. A transmissão e feita através de tosse, espirro ou ao falar. Para os bebês uma outra forma de contaminação se dá através de objetos compartilhados como os brinquedos no ambiente escolar e familiar.
O principal risco é a pouca idade. Por ser tratar de crianças pequenas seu sistema imunológico ainda não está preparado, com isso os menores de 2 anos são os que mais sofrem. Além das mudanças das estações, principalmente em período mais frios é comum o grande índice da enfermidade.
O diagnóstico se dá de forma simples, quando é feito através de observação médica e exame físico. Em caso de um risco maior para a criança, após os primeiros exames, o médico pode solicitar os seguintes exames:
- Exame de sangue;
- Raio – X da região torácica;
- Teste de uma amostra de muco extraído;
O tratamento é feito com indicação médica, pois é de suma importância a dosagem e tempo para tomar a medicação, que muda de criança para criança. Tomadas as devidas precauções os sintomas findam em no máximo uma semana e o quadro típico de falta de ar passa em 3 dias.
Comments